domingo, 10 de novembro de 2013

Sabonete de Glicerina Caseiro



No post de hoje vou dar uma receitinha de sabonete caseiro! Como já havia dito no post anterior [1], venho buscando uma vida mais natural com produtos mais naturais e de preferência os feitos em casa e por mim! Esse que eu fiz é muuuuuuito fácil e com ingredientes simples e gostosos para um banho calmante e refrescante, e o mais importante: sem o “zilhão” de química dos sabonetes do mercado, rs. Utilizei essência de hortelã e sementes de erva-doce. Ficou uma delícia! Segue a receita:
Sabonete Caseiro de Glicerina
250g de base para sabonete glicerina transparente (pode ser a leitosa também)
1 colher de sobremesa de corante alimentício verde-limão*
2 colheres de sobremesa de essência de hortelã
Um punhado de sementes de Erva-Doce
1 colher de chá de álcool de cereais



Corte a base em cubinhos pequenos (não muuuuito, mais ou menos de 2cm), esquente uma panela ou bacia (tem que ser esmaltada!) em banho-maria. (eu fiz assim: coloquei água em uma panela quase até a borda e esperei ferver… aí coloquei uma bacia esmaltada, que tenho aqui em casa, sobre a panela)
Assim que ferver a água abaixe o fogo. Coloque os pedacinhos de base dentro da bacia e aguarde até que fique totalmente líquida. Desligue o fogo. Junte o  corante e a essência. Mexa bem, mas com cuidado para não formar bolhas, até incorporar bem a essência e a cor. Aguarde uns segundinhos e adicione o álcool de cereais. Nas forminhas coloque punhadinhos da semente de erva-doce (nos meus eu coloquei pouco, coloque mais! rs.) E derrame a base sobre elas.
Agora é só aguardar por volta de 30 minutos e desenformar! Depois de 2 horas você já pode passar no papel filme (pra manter a umidade até o uso).
(você pode trocar as essência, o corante e erva de acordo com a sua preferência. Invente! :)) 
Fica lindo e cheiroso, bom pra usar em casa, pra presentear alguém querido ou mesmo pra fazer uma rendinha extra! Espero que tenham gostado. Quaisquer dúvidas postem aí! Faça o seu! 
* 11/11 - Pode ser usado também chá verde pra colorir o sabonete, é uma opção mais natural. (sugestão de uma leitora do blog, adorei <3)

[1] http://balaiodemadre.blogspot.com.br/2013/11/apos-ver-assistir-o-video-story-of.html

Um comentário:

  1. Dá certo s eeu fizer sem o álcool de cereais? Ee a essencia, se colocar oleo essencial tbm funciona?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!