domingo, 10 de novembro de 2013

Desodorante Caseiro



Após ver assistir o vídeo The Story of Cosmectics [1], comecei a repensar a necessidade e os componentes de alguns produtos que venho usando. Xampu, condicionador, sabonete, pasta de dentes, maquiagens e, o que mais me chamou a atenção, o antitranspirante. O porque? Segue a justificativa: Temos cerca de 600 nódulos linfáticos no corpo, dos quais cerca de 50 estão nas axilas. O sistema linfático é a nossa principal defesa contra infecções. Ele é vital na hora de colocar pra fora as toxinas do corpo, aprisionar células estranhas, como bactérias e células cancerosas, e eliminá-las em seguida. O que acontece quando usamos desodorantes antitranspirantes? Os ingredientes tóxicos presentes nos desodorantes entram pelos poros, ficam presos dentro do corpo e vão se acumulando. E quem está aí do lado? Os seios da mulher (responsáveis pela amamentação de nossas  crias, principalmente). Nossos seios, que viram verdadeiros lixões de toxinas. E, sabemos que as toxinas podem provocar mutações das células, o corpo precisa libera-lás. Mas, o nosso desodorante obstrui os poros, elas ficam retinas no organismo, prejudicando a circulação linfática na região da axila o que pode se tornar um aliado no desenvolvimento do câncer. Usar um desodorante que não seja antitranspirante seria a solução? Desodorante antitranspirante ou não, são carregados de produtos tóxicos (assim como o nosso xampu, a pasta de dente, o sabonete…) e como as axilas são verdadeiras portas de entrada pro organismo, não é uma boa ideia injetar todos esses produtos químicos no seu corpo.
Na busca por soluções a essa grande carga de químicos que entramos em contato todos os dias, não só pelos cosméticos, mas também alimentos, roupas, pelo ar.. enfim. Uma das minhas descobertas foi um desodorante caseiro a base de Alúmen de Potássio, mais conhecido como Pedra Hume. A pedra Hume é um mineral em forma de cristal original de rochas vulcânicas da Ásia, muito conhecido e usado antigamente. O uso mais comum hoje em dia é em pó, utilizado nos salões de beleza quando a manicure arranca AQUELE bife, rs. Porém descobri que devido as suas propriedades antissépticas é uma excelente alternativa de desodorante natural, e de fato um dos mais eficazes que existe. Quando aplicamos nas axilas deixa uma camada fina de minerais na pele que regula a transpiração, combate e elimina as bactérias que causam o ‘mau cheiro’ e não mancha a roupa.
A Pedra Hume é encontrada em qualquer farmácia e com preço muito acessível. Abaixo segue a receita que fiz aqui em casa do desodorante caseiro utilizando a Pedra Hume.

DESODORANTE CASEIRO PURO NATURAL
8 gramas de Pedra Hume.
100ml de água.
1 colher de sobremesa de glicerina.
5 gotas de essência. (opcional)
Primeiro aqueça água. Depois, em um copo, coloque a Pedra Hume e a água aquecida. Mexa até que se dissolva a última pedrinha.
Adicione a glicerina e a essência de sua preferência. E Pronto! Coloque num recipiente com mecanismo de spray. E é só usar!
Outros usos da Pedra Hume:
Controla o suor das mãos e dos pés. Modo de usar: em forma de pó, como se fosse um talco.
Pós-barba. Para passar após afeitar, pois combate a irritação da pele e ajuda na cicatrização de pequenos cortes. Modo de usar: Em forma despray. Dissolva um pequeno pedaço de pedra em água, coloque nas mãos e passe no rosto. (Indicado também pra mulheres após depilação com lâminas).
Ajuda na cicatrização das feridas de humanos e animais domésticos.Modo de usar: Em forma de spray ou uma pasta espessa de pó de Hume e água.
Elimina afta da boca. Modo de usar: Depois de dissolver um pequeno pedaço da pedra em água quente, fazer gargarejo com essa água umas 3 vezes ao dia.
Tratar e curar espinhas. Modo de usar: Em forma de pó, fazer uma pasta espessa e colocar em cima da espinha.
Elimina os fungos das unhas. Modo de usar: Em forma de pó como se fosse talco.
[1] The Story of Cosmetics - http://www.youtube.com/watch?v=b0UcYzqgtgA

6 comentários:

  1. Eu tenho alergia a desodorantes comuns....a um ano uma amiga que também é alérgica me falou do leite de magnésia, aquele comum de farmácia que usam para beber...É ótimo é só passar na pele e pronto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia dessa do leite de magnésia! Vou pesquisar e postar aqui no blog! Obrigada Juliana por compartilhar sua experiência!

      Excluir
  2. Muitíssimo interessante, vou testar e divulgar pra família!

    ResponderExcluir
  3. A glicerina não teria o mesmo efeito do desodorante industrial, ou seja, ele não "vedaria" a pele da mesmo forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao. A glicerina nao obstrui os poros e é hidratante. Ela é usada apenas para deixar a mistura mais espessa e pode ser retirado da receita caso nao se importe em usar agua como desodorante

      Excluir
    2. Tudo isso é, ótimo se está com dúvidas é, só gastar mais dinheiro sem efeito sómente por causa do perfume ,viva de cheiro e , não de Saúde.

      Excluir

Deixe seu comentário!