sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Alternativa ao uso de anticoncepcionais parte 2 - Sagrado Feminino


Continuando o  post anterior (leia aqui) sobre métodos alternativos ao uso da pílula anticoncepcional está a filosofia do Sagrado Feminino (a qual me identifiquei e acredito não ser uma alternativa mais sim um verdadeiro resgaste do poder feminino), quando a mulher começa a conhecer melhor seus ciclos fisiológicos, assumindo seu lado cíclico, harmonizando a vida como um todo. Começamos então a colocar em prática o método dos ciclos menstruais, cuja finalidade é promover equilíbrio interior e entendimento de seus comportamentos, escolhas e sentimentos, além de favorecer o amor próprio, a autoestima e consequentemente tornar você mais feliz e bonita. Conhecendo e entendendo o comportamento cíclico menstrual teremos total controle sobre a nossa fertilidade, podendo auxiliar quando preciso com o uso de preservativos.

O Diário da Lua Vermelha, o que é?

O Diário da Lua Vermelha é um caderno no qual você colocará todas as informações sobre seus ciclos fisiológicos femininos, assim como suas emoções, pensamentos, sonhos e situações diárias. Nos primeiros quatro ou seis meses, é indicado escrever todos os dias no diário, para que a compreensão sobre seus ciclos seja mais completa.

Na hora de escrever, busque fazer uma associação com a fase que se encontra e as emoções, como possíveis mudanças de humor durante a 'TPM', por exemplo. Anote também seus comportamentos e pensamentos em determinada ocasião. Depois compare essas anotações com as que foram feitas em outros meses, e veja em quais fases tende a repetir as mesmas atitudes. Dessa forma, você chegará mais facilmente à conclusão de como age em cada fase do seu ciclo.

No entanto, vale reforçar que além do padrão de comportamentos de cada ciclo, ainda existe o seu momento atual, que pode afetar determinadas fases, como o término de um namoro, conflitos pessoais, ansiedade por algo que está prestes a acontecer e diversos outros fatores da vida de cada um.

Ciclo menstrual e as estações do ano
No seu Diário da Lua Vermelha, você também pode associar os seus ciclos às estações do ano. Na cultura da filosofia pagã, as mulheres acreditam que toda manifestação da natureza exerce influência sobre nós. Portanto, é interessante associarmos as mudanças dos ciclos da terra aos nossos. Nesse método, dividiremos o ciclo fisiológico feminino em quatro partes, assim como as estações do ano. São eles:

1 - Fase Lútea (corresponde ao período menstrual)
2 - Fase Folicular pós-menstruação (até 14 dias após a menstruação)
3 - Fase Ovular ou período fértil (do 14º ao 18º dia após a menstruação)
4 - Fase Folicular pré-menstruação (cerca de 19 dias após a menstruação até o primeiro dia do próximo ciclo menstrual)

- Período menstrual (Fase Lútea) corresponde ao inverno no corpo da mulher: durante a menstruação, a mulher tende a ficar mais quieta, com menos disposição para trabalhos braçais ou que requerem gastos de energias física ou mental em excesso, semelhantes à estação mais fria do ano. As atividades preferidas nesse momento costumam ser assistir filmes, ler livros e refletir a respeito da vida, no aconchego de casa.
Neste período há também uma maior tendência à chateação, além de menos motivação para correr atrás dos objetivos. As vantagens do período menstrual para muitas mulheres é que, assim como no inverno, as ações nessa época estão mais ligadas à sobrevivência, com mais foco no “aqui e o agora”. Nessa fase a mulher tende a ficar mais racional e lógica. É a época ideal para pensar a respeito daquilo que nos incomoda e encontrar soluções para essas situações.

- Fase Folicular pós-menstruação (até 14 dias após a menstruação) corresponde à primavera no corpo da mulher: com a finalização da fase menstrual, na qual a mulher passa por emoções fortes e entra em contato com todo lixo emocional que guarda em si, ela floresce e começa um período de mais tranquilidade e equilíbrio para exercer as tarefas, que pode ser comparado com as características presentes na primavera. Essa fase oferece mais disposição, vitalidade, criatividade e função mental mais aguçada.

- Fase Ovulatória ou Período fértil (do 14º ao 18º dia após a menstruação) corresponde ao verão no corpo da mulher: nessa fase a mulher tende a ter mais vontade de curtir seus dias, sair com os amigos, produzir no trabalho, falar e se comunicar melhor. É como se ela estivesse em “férias de verão”. A mulher consegue nesse momento deixar suas atividades fluírem em um ritmo gostoso. O coração parece ficar mais amoroso, a libido mais alta, e a compreensão e a bondade podem preponderar. Mas vale reforçar que o surgimento dessas características depende da personalidade de cada uma.

- Fase Folicular pré-menstruação (cerca de 19 dias após a menstruação até o primeiro dia do próximo ciclo menstrual) corresponde ao outono: assim como a Fase Folicular pós-menstruação, a fase folicular pré-menstruação também pode deixar a mulher mais cansada e com menos motivação. Esse período pode ser facilmente comparado ao outono, que possui noites mais longas que o dia, o que pode sugerir uma predisposição maior ao sono e ao descanso.
Também é neste ciclo que a mulher vive a famosa TPM, fase ideal para observar seus conflitos internos, descobrir quais situações “engoliu” sem perceber ou fizeram-na se acomodar. Nesse período, experimente tirar algumas horas extras de sono, pois o organismo pede por descanso para se recompor com mais facilidade, já que o metabolismo está mais lento e até mesmo as atividades devem ser feitas com mais calma e sem pressa. É preciso ficar atenta aos julgamentos, pois nesse período você tende a ficar mais pessimista, detalhista e crítica. Não compare seu rendimento dessa fase com o de outras, pois nesse período você realmente ficará mais lenta, então o ideal é aceitar seu momento para não se frustrar. A vantagem é que sozinha você tende a desabrochar em ideias e criatividade, além de ter mais facilidade em encontrar a solução de qualquer problema, pois tudo ficará mais claro, até mesmo o que antes não queria enxergar.

Enquanto a Terra leva um ano para sentir as mudanças de cada estação, as mulheres passam pelas mesmas transformações a cada 28 dias. E quando elas aprendem a tomar consciência dessas fases e procuram entrar em sintonia com seu corpo e emoções, a vida passa a fluir com mais equilíbrio.

Ciclos Menstruais e Fases da Lua
Um outro método que também poderá usar no seu Diário da Lua Vermelha é a associação do ciclo fisiológico feminino que se encontra (Fase Lútea, Folicular ou Ovulatória), com a fase da Lua no céu. Esse é um método milenar muito sábio, usado pelas sacerdotisas celtas antigas e xamãs. O método costuma ajudar a compreender as próprias emoções e tomar decisões diferentes a cada ciclo.

Para isso, você deverá prestar atenção ao seu período fértil, ou seja, sua Fase Ovulatória. Depois observe qual fase da Lua coincide com o seu ciclo. Se for Lua Cheia, Crescente ou Minguante, então você pertence ao “Ciclo da Lua Branca”. Já se o seu período fértil corresponde à Lua Nova, então você pertence ao “Ciclo da Lua Vermelha”.

Veja abaixo o significado dos Ciclos da Lua Branca e Vermelha:

- Mulheres que correspondem ao Ciclo da Lua Branca: essas mulheres tendem a ter mais inspiração, energia, paixão, entusiasmo, comunicação, fertilidade e outras características maternais, seja com filhos, projetos ou vida profissional. A energia fértil dessas mulheres está voltada para o mundo material, ou seja, é por meio da aquisição de bens que geram bem-estar para si próprias.

- Mulheres que correspondem ao Ciclo da Lua Vermelha: essas mulheres tendem a ser voltadas para o seu interior. Sendo mais intuitivas e com uma visão geral aguçada, dificilmente algo passa despercebido por seus olhos, já que enxergam além do que os demais normalmente conseguem ver. Costumam ter uma sensualidade mais exótica, uma liberdade de expressão mais natural e se encaixam menos dentro dos padrões sociais. As energias dessas mulheres são mais voltadas para o mundo mental e intelectual.

Após quatro ou seis meses de anotações em seu Diário da Lua Vermelha – fazendo paralelos entre os ciclos menstruais com as estações do ano e as fases lunares - você terá um guia vivo sobre todas as características que moldam seus ciclos, o que lhe ajudará a se conhecer melhor e ter mais bem-estar e equilíbrio. Experimente!

fonte: http://odespertardofeminino.blogspot.com.br/2013/11/fases-da-lua-temrelacao-com-ciclo.html

17 comentários:

  1. "Mulheres que correspondem ao Ciclo da Lua Branca: essas mulheres tendem a ter mais inspiração, energia, paixão, entusiasmo, comunicação" Quê isso... Virou horóscopo? Perdeu a credibilidade aí.

    ResponderExcluir
  2. Alguma alternativa que não dê trabalho? Em que eu possa fazer sexo a hora em que eu quiser, sem olhar pra lua ou enfiar meu dedo em meu canal vaginal? ;)

    ResponderExcluir
  3. Estavamos esperando alternativas com certa validade científica ou que não dependessem de uma crença individual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rafael! Método Billings, sua eficácia écomprovada cientificamente. http://balaiodemadre.blogspot.com.br/2013/11/alternativa-ao-uso-de-pilulas.html

      Excluir
    2. Eu li esse artigo, mas estava esperando que a continuação dele também apresentasse outros métodos universalmente válidos. Se você descobrir, por favor compartilhe!

      Excluir
  4. Manda vasectomia nos homens, pronto. Podemos ter nosso ciclo e nossos hormônios funcionando naturalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mutilar um órgão sadio que gera a vida só para poder desfrutar do prazer carnal?

      Excluir
  5. Eu acho essa história toda muito moralista, meio machista mesmo! Negar o papel do controle da natalidade na liberação feminina e no empoderamento feminino é fechar os olhos para história. O Anônimo acima fala como se desfrutar o prazer carnal fosse uma coisa horrível, da qual devemos nos envergonhar e mesmo que a pessoa não queria gerar vida nenhuma ela tenha que ser forçada a muito trabalho para conseguir não gerar, porque as soluções fáceis são isso, fáceis demais. Métodos sem credibilidade científica, métodos que restringem a vida sexual da mulher, métodos que são difíceis se serem aplicados por mulheres que levam estilos de vida muito ocupados e corridos, como o meu. E um tom de isso é o que vc TEM que fazer, se não vd não é tão legal, tão mulher quanto quem faz. Acho que ensinar alternativas é uma coisa boa, mas partir do princípio de que a pessoa não deve tomar pílula e fazer o discurso que eu estou vendo aqui me parece puro patrulhamento da mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk justamente o que se perdeu: a moral, o que acaba gerando a banalidade das relações sexuais. Vou falar por motivos óbvios e bíblicos, que é o que a Igreja ensina e eu sigo sem nenhum problema: o sexo é lindo e mais um dom de Deus assim como a fertilidade. Não disse que tinha que se envergonhar do prazer carnal, a vergonha ou pra ser mais clara, o pecado, é a esterilização voluntária de um órgão sadio só para não gerar filhos e ficar só no prazer. Deus criou o sexo para os esposos com duas finalidades: união carnal que aumenta a ligação e amor mútuo entre os dois, e a finalidade procriativa. Se você exclui voluntariamente o lado procriativo do unitivo (sem motivos graves) e qualquer desassociação destes de um ou do outro é pecado contra a vida e contra os designos de Deus. A mentalidade do mundo está tão enraizada na sexualidade irresponsável que quando você fala o que falei muita gente pula pra trás..não culpo. O problema não é só o machismo, é o feminismo, homossexualismo e por aí os planos de Deus vão afundando.
      Mesmo você com uma vida agitada e certamente deve trabalhar fora também, pode descobrir melhor seu corpo e experimentar o método billings, que é sim cientificamente comprovado. Não é restringir a sexualidade da mulher, e nunca será menos mulher por isso e assim pode ter relações fora do período fértil normalmente.

      Excluir
    2. Caro(a) Anônimo, isso vale para vc, que é religioso(a). Eu sou atéia, tenho certeza que não há Deus nenhum. A gente vai discordar sobre isso até o fim da vida, sem problemas, cada um com sua verdade. Só não admito é que suas convicções pessoais sejam prescritas para todos. Você faz como você achar melhor com o seu corpo, de acordo com suas convicções e sua fé e respeita o meu direito de pensar diferente, de acordo com as minhas convicções e com o que eu acredito que seja ético ou correto. No momento que isso é quebrado e um quer ditar regras para vida dos outros, aí não dá para ter respeito.

      Excluir
    3. Hum, entendo..vou rezar por você então!

      Excluir
    4. Pode rezar... mas cuidado em falar para os outros que eles não tem moral. Você se acha tão superior por ser religiosa, mas a primeira coisa que fez foi julgar quem não conhece porque essa pessoa discorda de você!

      Excluir
  6. Estou gostando muito dos posts, que me fizeram questionar uma decisão recém tomada e ainda não aplicada de interromper a menstruação por períodos prolongados através do uso de AC de uso contínuo. A menstruação em si não me causa incômodo, mas os sintomas sim, principalmente a TPM. O que sinto me atrapalhar inclusive no setor profissional. Gostaria de sugerir/ pedir que o tema fosse abordado também. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thatiany, obrigada pela sugestão! Vou elaborar um post sobre o assunto! Bjs!

      Excluir
  7. Admiro novamente a iniciativa pela difusão desse caminho a ser seguido, mas ainda sinto que são métodos não confiáveis totalmente. Mudanças emocionais, na alimentação ou até mesmo na utilização de outros medicamentos para outras doenças podem ocasionar mudanças no ciclo hormonal e assim, tanto esse, quanto o método Billings levariam mais meses de análise para voltar a funcionar, isso ainda considerando mulheres com o ciclo regular...
    Acho que levaremos um tempo para conseguirmos equilibrar saúde e confiabilidade dos métodos, mas estarei ansiosamente esperando.

    ResponderExcluir
  8. o metodo natural de billings é muito bom, gnt são poucos dias sem sexo, a maior parte dos dias dá pra fazer, e tem tbm a camisinha. As pessoas querem tudo fácil e de rápido acesso sem pensar na saúde. Talvez seja melhor ficar sem sexo uns dias, do que ter um monte de desequilíbrio no corpo. Que relacionamento sadio é esse? sexo é fundamental mas não é tudo. Tanto os homens como as mulheres não estão dispostos a transar todos os dias e todas as horas, a não ser que tenha problemas.Ficar uns dias sem até apimenta mais a relação.

    ResponderExcluir
  9. o metodo billings nào depende de ciclo regular pra ter sucesso. Só a tabelinha que exige isso, mas o billings não, procure se informar direito.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!